História


Nome Completo: Real Saldanha Futebol Clube
Nome Abreviado: Real Saldanha
Data de Fundação: 17/05/2003
Fundador: Francisco Nonato (Chico)

História: Fundado em 17 de Maio de 2003 pelo morador do Alto do Saldanha, Francisco Nonato (Chico), a equipe no seu início, tinha o nome de Real Cruzeiro, pelo fato de naquela época, o time de maior relevância no futebol brasileiro era o Cruzeiro de Minas Gerais, depois de algum tempo, por votação realizada pelos atletas, o nome da equipe sofreu alteração, chamando-se Saldanha Futebol Clube, a partir daquele momento.

Francisco Nonato comandou a equipe até o meado de 2007, quando se mudou para outro bairro, e com isso, a equipe ficou inativa até o começo de 2011, quando os primos Anderson e Marquinhos, que jogavam na equipe comandada por Francisco Nonato, decidiram retornar a equipe e chamar alguns antigos companheiros de equipe, para fazer parte da mesma. Fizeram parte do retorno da equipe, os antigos atletas: Caio, Cesinha, Zé do Galo, Dum, Vovô, Alisson, Fabrício, Igor e Elisson.

No mesmo ano, o Saldanha participou do seu primeiro campeonato, em Campinas de Brotas, onde usou apenas jogadores jovens, a equipe jogava bem em todas as partidas, mas por falta de experiência, não conseguia vencer suas partidas, muitas vezes, por virada. A equipe acabou em penúltimo do seu grupo, fazendo apenas 1 ponto no campeonato.


2012

Em 2012, o Saldanha voltou a disputar o Campeonato de Campinas de Brotas, agora em parceria com alguns "experientes", formou a equipe para a disputa do Campeonato com a maioria de jogadores mais velhos, com apenas alguns novatos, como Caio, Cesinha, Vovô, Anderson e Marquinhos. A equipe deu liga e passou tranquilamente pela primeira fase, se classificando com antecedência, sendo eliminada nas Quartas de Finais.

2013

Em 2013, a equipe ganhou seu primeiro título, o 6º Torneio dos Amigos.

2014

Em 2014, a equipe voltou com uma mudança, o nome não era mais Saldanha e sim, Real Saldanha, e com o novo nome, o ano foi muito produtivo, a equipe voltava a disputar mais uma competição em Campinas de Brotas, a Copa Verão 2014, com o elenco bastante forte, a equipe surpreendeu e liderou sua chave na primeira fase, com 7 pontos. Nas semis finais, bateu fácil a equipe Revelação, e na final, perdeu para o Independente por 2x0, conseguindo o Vice Campeonato da Competição.

(Atletas perfilados durante a Semifinal da Copa Verão 2014.)

2015

Em 2015, a equipe Vice Campeã da Copa Verão se desfez quase por completo, ficando na equipe apenas: Zóio, Icaro Lima, Caio, Dum, Icaro César, Elisson, Adriano Seneda e Marquinhos. Com algumas contratações, a equipe entrou no Campeonato da LDCB e não conseguiu ter o mesmo sucesso que teve no ano anterior, acabou nem se classificando para o mata-mata, ficando em penúltimo no seu grupo.

(Última partida de 2015, Real vence os Meninos da Vila por 5x0.)

2016

Em 2016, o Real Saldanha junto com o Amax, idealizaram e realizaram a 1ª Taça da Amizade, um amistoso comemorativo valendo troféu e medalhas, realizado pelas duas equipes, onde o Amax levou a 1ª Edição na disputa dos pênaltis, depois disso, o Real Saldanha fez alguns amistosos durante o ano, em Agosto, o Real Saldanha participou do Torneio dos Amigos, sendo eliminado pela Torre, que sagrou-se campeã do torneio, e em Dezembro, o Real Saldanha fez sua estréia pela Liga Baixiense de Futebol 2016/17, empatando na sua estréia contra a equipe da Holanda.


2017

Em 2017 a equipe disputou o andamento da Liga Baixiense, porém não conseguiu se classificar para a 2ª fase, também no ano de 2017 a equipe realizou a primeira excursão para o município de Maragogipe - BA, onde empatou o amistoso contra a equipe local 4 Reais pelo placar de 1x1.

(Equipe chegando ao município de Maragogipe - BA)

Ainda no mesmo ano, foi realizado a 2ª Taça da Amizade entre o Real Saldanha e o Amax, a partida foi emoção até o último segundo, onde o Real Saldanha com um jogador a menos por causa da expulsão do atleta Jél, buscou a virada da partida nos acréscimos e venceu por 3x2.

(Real Saldanha Campeão da 2ª Taça da Amizade)

O segundo semestre de 2017 foi recheado de emoções, com a participação da equipe na Liga Retrô, realizada no Estádio Santiago Compostela, CT do Galícia.

(Vitória por 2x1 contra a equipe do Trem Bala.)

Pela Liga Retrô, tivemos a honra e o prazer de ter na equipe o jogador Índio, ex Vitória, e decisivo como sempre, o craque deixou sua flechada na semifinal da Competição.

(Atleta Índio com a Diretoria do Real Saldanha.)

Mas infelizmente na final, a equipe sofreu derrota por 1x0 para o AFA Sellecíon e novamente ficou com o Vice Campeonato.

(Atletas perfilados na partida final.)

Nenhum comentário: